As mudanças na formação de professores para anos iniciais do fundamental aconteceu desde 1964 no Golpe Militar até 1971. Isso ocorre com a reformação das diretrizes e bases da educação nacional de 1961 e as novas diretrizes de 1971,determinando que o atual ensino médio passasse a ter característica profissionalizante.
No sistema de educação do ensino médio foi definido que no ensino médio seria incluído a formação de professores primários sem escola normal.Cessando a escola normal e ficando somente o médio com o profissionalizante; a partir daí,a formação para professores de séries iniciais passou a ser dada pelo magistério.
Porém,com isso perdeu o clima para a formação de professores voltados para lecionar nas séries iniciais. Já com o magistério, os dois primeiros anos eram básicos para formação,e a mesma para o professor causou uma vala comum e acabou o desconfigurando.
A vantagem da escola comum era que ela estava totalmente voltada para ver que habilidades o futuro docente iria obter para lecionar,e nos dois primeiros anos as aulas eram iguais a escola normal,mas ensinava como eles iriam se relacionar com as crianças. Isso era uma ponte com as aulas de metodologia do ensino e didática voltada para escola primária.
Interessante esta fase da formação de professores, mesmo com a intervenção militar.
ResponderExcluirO resumo do texto é bem objetivo, claro e direto. Facilitanto o entendimento sobre o assunto.
ResponderExcluirTexto bem resumido, mas interessante! Parabéns!
ResponderExcluirMuito interessante, parabéns 👏
ResponderExcluir