Esse pequeno texto e um resumo feito pelos fatos que achamos importante sobre o que ele pensava.
Insistindo que formar um(a) aluno(a) é muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente e,ainda que,para formação,necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa,pois esta faz parte de nossa responsabilidade como agentes pedagógicos.
Freire,apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia:
1-Não há docência sem discência
2- Ensinar não é transferir conhecimento
3- Ensinar é uma especificidade humana.
Onde o primeiro, ele diz que existem diferentes tipos de educadores:críticos,progressistas e conservadores,mas,apesar destas diferenças,todos necessitam de saberes comuns.Quando diz que não há docência sem discência,quer dizer que:quem ensina ‘aprende o ensinar’,e quem aprende ‘ensina o aprender’.Ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.Sendo este posicionamento muito importante para o autor.
Já o segundo,o que exige para transmitir um bom ensinamento como por exemplo, ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado,exige respeito à autonomia do ser do educando e exige bom senso,entre outros...
O terceiro fala que,a necessidade de segurança do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha autoridade,competência e liberdade na condução de suas aulas.A segurança da autoridade docente implica numa outra,a que se funda na sua competência profissional.O professor que não leve a serio sua formação,que não estude que não se esforce para estar a altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe,a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor.E fala também como ensinar exige vários outros aspectos alem do dito no segundo tema.
Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAG2wAL/resumo-pedagogia-autonomia-paulo-freire
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